Bem Vindo

Escola S/3 São Pedro - Vila Real

Informática

Hardware vs Software

Cor

Os modelos de cor

A Robótica

O futuro da humanidade

Biometria

Até aos dias de hoje, uma das formas de identificação mais usadas é a aplicação de códigos ou palavras-chave.
Por exemplo, para o acesso a um site bancário é necessário que o utilizador use o número da sua conta (username ou outro ID) e uma palavra-chave. Dependendo da operação a ser feita, outra palavra-chave pode ser pedida.Existe, também, o uso de cartões com chips ou com dispositivos magnéticos que permitem a identificação de um indivíduo através de uma simples leitura. Isso é comum, por exemplo, em cartões de identificação ou em lugares cuja porta só se abre se o cartão lido tiver privilégios para tal.

O grande problema desses métodos é que qualquer pessoa pode conseguir o código ou o cartão. Por exemplo, um funcionário pode esquecer-se do seu cartão de identificação pessoal em cima de uma mesa e um outro pode apanhá-lo para ter acesso a áreas proibidas.Em suma, não podemos garantir a confidencialidade destas informações de identificação, pois qualquer pessoa as pode apanhar/capturar.
Com a biometria, esse problema acaba ou pelo menos, diminui substancialmente. Embora nada impeça os dispositivos de identificação biométrica de serem enganados, é extremamente difícil copiar uma característica biométrica.



O que é a biometria?


Biometria [bio (vida) + metria (medida)] é o estudo estatístico das características físicas ou comportamentais dos seres vivos.
Hoje a biometria é usada na identificação criminal, controlo do ponto, controlo de acessos, etc. Os sistemas chamados biométricos podem basear o seu funcionamento em características de diversas partes do corpo humano, por exemplo: os olhos, a palma da mão, as impressões digitais dos dedos, a retina ou íris dos olhos.

Os sistemas biométricos têm dois modos de funcionamento:
- Sistema de Verificação/Autenticação
- Sistema de Identificação
 
Sistema de Autenticação
Este sistema confirma ou rejeita a identidade da pessoa através da comparação de uma característica dela com dados existentes que lhe sao equivalentes.  
Inicialmente o utilizador insere o seu nome ou PIN através de um teclado, é capturada a medida biométrica a analisar e convertida para um formato digital. Sobre a medida biométrica é feita uma extracção de características e obtém-se um novo formato digital da mesma, mais compacto.
Na última fase da autenticação é feita uma comparação com os dados guardados na base de dados, obtido através do PIN do utilizador.

Sistema de Identificação

No sistema de identificação não é necessário que o utilizador insira o seu nome ou PIN, pois pretende-se descobrir quem é o utilizador e não se este é quem diz ser. Neste sistema a característica recolhida do utilizador vai passar pelas mesmas transformações referidas no sistema de autenticação.
A grande diferença entre os dois sistemas está na forma como é feita a comparação entre a representação da característica obtida com aquela que existe em memória. No processo de identificação a característica obtida é comparada com todos os dados existentes em memória de forma a tentar encontrar uma correspondência.