Os modelos de cor fornecem métodos que permitem especificar uma determinada cor, quando se utiliza um sistema de coordenadas para determinar os componentes do modelo de cor.
♣O modelo RGB é um modelo aditivo, que descreve as cores como uma combinação das três cores primárias: vermelho, verde e azul.
♣O modelo CMYK é constituído a partir do modelo CMY em que foi acrescentado a cor preta. O modelo CMY é um modelo subtractivo, descrevendo as cores como uma combinação das três cores primárias ciano, magenta e amarelo.
♣O modelo HSV é definido pelas grandezas tonalidade, saturação e valor, onde este ultimo representa a luminosidade ou o brilho de uma cor.
►A tonalidade é a cor pura com saturação e luminosidade máximas, permitindo fazer a distinção das várias cores puras e exprime-se num valor angular entre 0 e 360 graus.
►A saturação indica a maior ou menor intensidade da tonalidade, isto é, se a cor é pura ou esbatida. Uma cor saturada ou pura não contém a cor preta nem a branca. Desta forma a saturação é utilizada para descrever quão viva ou pura é a cor.
►O valor traduz a luminosidade ou o brilho de uma cor, isto é, se uma cor é mais clara ou mais escura, indicando a quantidade de luz que a mesma contém. O termo luminosidade está relacionado com a luz reflectida, enquanto que o termo brilho está relacionado com a luz emitida.